12 alimentos com poder de emagrecimento fantástico!

Como começa a aproximar-se o tempo em que os ginásios ganham clientela e a ideia de Verão, sol, praia e, de forma inerente, a preocupação com o corpo – nem tanto com a saúde mas enfim – toma conta de tantos(as), deixamos aqui 12 alimentos que ajudam à ‘diminuição da cintura’.

Alimentos que ajudam a emagrecer

Toranja – a vitamina C ajuda a metabolizar de forma correcta a gordura. Os alimentos ricos em vitamina C ajudam a queimar gorduras. Meia toranja ao pequeno-almoço ou 30 minutos antes da refeição ajudará a sentir-se mais cheio e evitará o excesso de alimentação.

Pimenta preta – a piperina, a mais importante substância da pimenta preta, mostrou sinais que reduzem a formação de células gordas no corpo. A pimenta preta também melhora, acelera o metabolismo. Isto é bom para os que estão fartos de dietas ‘integrais’.

Canela – a canela é conhecida por baixar o açúcar no sangue, o que pode ajudar a suprimir apetites monstruosos. Adicionar canela ao chá, ao café ou ao iogurte é uma forma fácil de a digerir. A melhor canela é a do Ceilão, a chinesa possui altos níveis de cumarina, que produz efeitos nefastos no fígado.


Ovos – contrariamente ao que tantos apregoam, os ovos têm poucas calorias e sete gramas de proteína, além de outros nutrientes benéficos. Estudos mostram que comer ovos ao pequeno almoço baixa os níveis de calorias que terá vontade de consumir pelo dia afora. Apesar dos altos níveis de colesterol da gema, o seu consumo moderado é benéfico.

Maçã – as frutas são os nossos melhores amigos quando se fala em perder peso, oferecem inúmeros benefícios e vão satisfazer os desejos alimentícios. A beleza da fruta é que satisfaz o gosto pela doçaria sem trazer o mal que açúcares processados quimicamente trarão. As maçãs, quando comidas COM casca, têm muita fibra e ajudam a sentir-se cheio.

Chá verde – É dos mais importantes combatentes da gordura. As catecinas fitoquímicas aceleram notoriamente o metabolismo. O chá verde deve ser tomado quente pois aumenta a sua actuação e benefícios. Mel e limão podem ser adicionados pois apenas aumentam as propriedades salutares.


Mirtilo – Uma das melhores bagas, mas ingeri-lo através de panquecas ou bolos é a escolha errada. Devem ser comidos a só pela sua forte fibra, antioxidantes e um belo sabor. Meia taça de mirtilos equivale a 40 calorias somente. Numa salada de frutas ou num batido também serão um óptimo alimento.

Amêndoa – Se todo o género destes frutos secos é favorável ao emagrecimento, as amêndoas são de longe a melhor escolha e apresentam-se como um dos alimentos mais saudáveis do mundo. Têm fibras, proteínas e gorduras saudáveis para o coração. Um quarteirão de amêndoas ajudará a enchê-lo. O bom das amêndoas é que pode viajar connosco para qualquer lado, ou seja, podem entrar facilmente na rotina diária.

Jindungo – os vários tipos de pimenta são excelentes opções.

Café – a cafeína acelera o metabolismo, mas desde que não tenha aditivos como açúcar ou natas. Naturalmente, como tudo, não exagere, até três chávenas por dia não há qualquer problema mas mais do que isso poderá afectar gravemente o organismo.

Quinoa – ao contrário do que se escreve, não são todos os bicarbonatos que fazem mal, apenas alguns. A quinoa tem fibra e proteína e, contrariamente aos outros grãos, tem baixos índices glicémicos, o que não faz aumentar o açúcar no sangue.


Vegetais – se achava que podia libertar-se das gorduras sem vegetais… enganou-se. Os nutrientes e fibras dos vegetais deixá-lo-ão satisfeito. Devem-se comer duas ou três taças de vegetais diariamente. Para os que não são grandes adeptos dos vegetais, experimentem misturá-los em batidos (batidos, não sumos).

Além destes 12, não se esqueçam das carnes brancas, do iogurte grego (mesmo o grego e não imitações baratas), da melancia, da batata-doce, da papa de aveia e da fava. Para além disso, se procura especificamente perder gordura abdominal, dê uma olhada neste artigo!